SMD Jack Lima

Segunda Voz

A primeira e mais completa página sobre segunda voz do Brasil

Existem apenas três (3) maneiras de fazer a Segunda Voz:

Oblíquo
Contrário
Paralelo
Segunda Voz
Primeira Voz
Abel
Caim
Adalberto
Adriano
Adam
William
Adriel*
Adryan
Adryan
Raphaell
Ailsinho
Ailson
Alan
Aladim
Aldair*
Júlio César
Alex
Juan
Alexandre*
Amarildo
Alexandre
Guimarães
Almezino
Antero
Alvarenga
Ranchinho
Amado
Antônio
Amador*
Amado
Amambaí*
Amambai
Ana Paula
Carine Viola
André
Andrade
André Lucas
Leandro
Angel*
Ângelo
Ariane*
Carol
Armando*
Nilsen
Aroeira
Açucena
Ataíde
Alexandre
Augusto Viola
Marcelo
Avaré
Jataí
Azulão*
Ray Sales
Baduy*
Carlito
Bambuí*
Bandeirante
Barcellus*
Idelbrando
Barretto*
Bruno
Barrinha*
Silveira
Belmonte
Amaraí
Bertellini*
Gabriel Dias
Breno
Kadu
Bruno
Denner
Bruno Henrique
Tiago
Caboclinho*
Serrinha
Cacique
Pajé
Camargo*
Camões
Camargo*
Cleiton
Camargo
Odilon
Canário
Passarinho
Caprichoso*
Capricho
Carapó
Cambay
Carlos Augusto
Pantanal
Carlos Cezar
Cristiano
Carlos Leite*
João Carlos
Carreiro
Capataz
Cascatinha
Inhana
Cássio
Cleiton
Castelo
Mansão
Celeste
Celestinho
Celina
Adriana
Cesar Galones
Joãozinho
César Menotti
Fabiano
Chico Junior
Fabrício
Chico Rey
Paraná
Chitãozinho
Xororó
Chrystian
Ralf
Chrystiann
Karen
Cida Martins
Irene Lopes
Cleiton Torres*
Juliana Andrade
Cleiton Torres*
Marcos Violeiro
Cleyton
Cristiane
Cravinho*
Craveiro
Creone
Barrerito
Cristiano*
Zé Neto
Damião
Elizabeth
Daniel Viola
Manoel
Darly
Darleno
Davi*
Bruninho
Davi*
Kallebe
Delley
Dorivan
Delmon*
Delmir
Dema
Vilino
Denny Silva
Soberano
Diego
Arnaldo
Diego
Danimar
Diego*
Henrique
Diego
Victor Hugo
Dinelson*
Rafael Viola
Dino Franco
Mouraí
Diogo*
Denis
Diogo*
Robson
Di Paullo
Paulino
Divino
Donizete
Dombar
Domzete
Duda Cintra*
Carol Viola
Duduca
Dalvan
Durval
Alladin
Durval
Davi
Ed
Fabio
Edivan
Gisele
Edna
Dinah
Emílio
Eduardo
Evaldo Carvalho
Jaqueline
Fabrício Fiori
Fred Liel
Falcão*
Felipe
Felipe*
Sorocaba
Fernando
Sorocaba
Fernando*
Zé Vitor
Fernando Henrique
Gabriele
Fillipe Viola*
F Paulo
Florêncio*
Raul Torres
Floriano
Mirandinho
Fritz
Ari
Gabriel*
Isaías
Gabriel*
João Vitor
Gabriel*
Otávio Augusto
Gabriel*
Zé Henrique
Galvan
Galvãozinho
Gão
Jack
Geno*
Gino
Gian
Giovani
Gilmar*
Gilberto
Giuliano*
Luiz Cláudio
Goiano
Paranaense
Guatupê
Guaratuba
Guilherme
Benuto
Guilherme*
Hugo
Guilherme*
Vitor
Guilherme Dan
João Paulo
Gustavo*
Augusto César
Gustavo*
Dyego
Gustavo Violeiro
Elias
Hudson*
Edson
Igor
Camila
Irineu*
Iridio
Thomas*
Isa
Israel
Rodolffo
Jack Lima
Li Morais
Jacó
Jacozinho
Jacó
Jacozito
Jadson*
Jads
Jairo Cézar
Rafael
Jararaca
Ratinho
Jhivago
Mariana
João
Gilberto
João Bosco
Gabriel
João Bosco
Vinícius
João Carreiro
Capataz
João Lucas
Bruno
João Lucas
Davi
João Mineiro
Marciano
João Mineiro
Mariano
João Moreno
Mariano
João Mulato
Douradinho
João Mulato
Pardinho
João Neto
Frederico
João Paulo
Daniel
João Pedro
Henrique
João Platino
Flor Morena
João Reis*
Alysom Brasil
Joaquim
Manuel
Joel
Geovan
Jonas*
Lincoln
Jorge Luiz
Fernando
José
Maria
José Júnior
Gabriel
José Mauro
Polyana
Josemar
Joselito
Joseval
Josiene
Juan*
Don
Juan*
Robson
Juan Neto
Dus Reis
Jucimara*
Juliana Andrade
Júlia
Rafaela
Juliano
Jardel
Juliano*
Henrique
Júlio Seda
Rafael
Juninho*
Renata Pasa
Junio
Julio
Júnior
Jânio
Junior*
Sandy
Júnior Goiano
Geraldinho
Karen*
May
Kauan*
Matheus
Kauê*
João Neto
Kleber
Fábio
Lara*
Day
Laudenir*
Laudecir
Laura*
Leyde
Leandro*
Célio
Leandro
Leonardo
Leandro
Romário
Lennon
Lidyane
Léo Canhoto
Robertinho
Leôncio
Leonel
Liu
Léu
Lorena
Rafaela
Lorito
Loretoo
Lourdes Amaral*
Maria Castro
Lourival*
Lourenço
Luan*
Lucas
Luan
Vanessa
Lucas
Guilherme
Lucas Reis
Thacio
Luciana*
Ana Lucia
Luciano*
Akira
Luciano*
Henrique
Luciano*
Zezé Di Camargo
Luiz Borges*
Moisés Mozer
Luiz Mazza
Luciano
Luiz Mulato
Mozair
Macedo
Mariano
Macenildo*
Bruno Henrique
Maik
Ciel
Maísa*
Máida
Manda Brasa*
Matilde
Manuel*
Ciro Netto
Maraisa*
Maiara
Marcão
Ana Carol
Marcelo*
Máida
Marciel*
Magno
Marcos Paulo
Marcelo
Marco
Mario
Marco Aurélio*
Victor Gregório
Marcos
Belutti
Marcos
Gabriel
Mariano*
Munhoz
Marilene*
Meire
Marinheiro*
Caçula
Marinheiro*
Clarinda
Marinho*
Cidão
Mário
Thizil
Marrone*
Bruno
Marrueiro*
Sulino
Martinho*
Baltazar Violeiro
Matão
Mathias
Mattão
Monteiro
Mateus*
Jorge
Mateus*
Mariana
Matogrosso
Mathias
Mauri*
Maurício
Maurílio*
Luiza
Mayck
Lyan
Mazinho Quevedo
Adrielli
Meirinho*
Roberto
Mexicano*
Mensageiro
Michelle
Karoline
Miguel
Aninha
Milionário
José Rico
Miriam*
Simone
Moacyr
Sandra
Mococa
Moraci
Mococa
Paraíso
Mogiano
Mogianinho
Monteirinho*
Monterey
Moreninho*
Moreno
Mouraí*
Dino Franco
Mozart
Moacir
Nathalia
Camilla
Nenete
Dorinho
Nestor
Nestorzinho
Neto
Ralf
Ney
Nando
Nhô Belarmino
Nhá Gabriela
Nilton Campos
Camponesa
Ouro Negro
Dorivan
Paco
Thiago
Paloma*
Paco
Paraná*
Zé Rico
Pardal*
Pardinho
Parreira
Douradinho
Patrícia
Adriana
Paulinho*
Cezar
Paulo
Eduardo
Paulo
Júlio
Paulo Cruz
Zé Eduardo
Paulo Sousa
Andressa
Pavão
Pavãozinho
Peão Carreiro
Praense
Peão Carreiro
Praiano
Peão Carreiro
Zé Paulo
Peão de Ouro
Pardinha
Pedro Bento
Zé da Estrada
Pedro Lucas
Paraná
Pedro Vitor
Mariana
Pena Branca
Xavantinho
PH
Michel
Pierry
Tielly
Pimentel*
Marques
Praião
Prainhas
Rafael*
Danilo Reis
Ramiro Vióla
Pardini
Raphaela*
Gabi
Raul Torres
Florêncio
Ray Sampaio*
Ana Paula
Rei do Vale
Tocantins
Renner*
Rick
Rezende
Renato
Rick
Rangel
Robson*
Raffa
Robson*
Rony
Robson Mello
Neto Viola
Robison*
Bob
Rodrigo*
George Henrique
Rodrigo*
Íkaro
Rodrigo Mattos
Praiano
Rodolfo*
Maria Cecília
Rogério
Regianne
Ronaldo*
Humberto
Ronaldo*
Renê
Ronaldo Viola
João Carvalho
Samuel*
Edy Britto
Sandra
Valéria
Sandro
Gustavo
Sandro
Ronaldo
Sandro*
Silvio
Santhiago*
Yago
Santiago*
Guilherme
Silva Neto
Matarazzo
Silveirinha*
Silveira
Simão
Sabino
Simone
Simaria
Solimões*
Rionegro
Tavares*
Taviano
Teodoro
Sampaio
Thalia
Thaleia
Thalita
Eliza
Thiago*
Camila
Thiago*
Thaeme
Thiago Viola
Kleber
Thiago*
Zé Ricardo
Tiago
Tobias
Tião Carreiro
Paraíso
Tião Carreiro
Pardinho
Tião do Carro
Mulatinho
Tião do Carro
Odilon
Tião do Carro
Santarém
Tião Lourenço*
Pedro Paulo
Tibagi
Miltinho
Tibagi
Niltinho
Tom
Léo
Tonico
Tinoco
Torrinha
Canhotinho
Tostão
João Edson
Tota*
Tuta
Tyone
Portela
Valderi
Mizael
Vanderley
Valtercy
Venâncio
Venancinho
Victor
Leo
Victor
Vanessa
Victor Freitas
Felipe
Vieirinha*
Vieira
Vilela*
Vilino
Vileno*
Vilino
Vinícius*
Amanda
Vinícius*
Juan Marcus
Vinícius
Venâncio
Viviane
Rafaela
Walter
Dalila
William*
Gustavo Viola
Willian*
Jack
Wellington
Nilo
Willian Lima
André Viola
Wilson
Soraia
Xandy
Sara
Xodó*
Chico Amado
Yuri
Thiago
Zazá
Zezé
Zé Borges
Wanderson Moura
Zé Carreiro
Carreirinho
Zé da Colina*
Toni Longo
Zé do Cedro
João do Pinho
Zé do Cedro
João Pinheiro
Zé do Cedro
Tião do Pinho
Zé do Rancho
Mariazinha
Zé do Rancho
Zé do Pinho
Zé Fortuna
Pitangueira
Zelão
Cidinha
Zé Mineiro*
Tião Reis
Zé Mulato
Cassiano
Zeca*
Zico
Zilo
Zalo

A segunda voz é, geralmente, o primeiro nome da dupla, exceto os nomes com asterisco (ler da direita para a esquerda).

Duplas com Exceções (marcadas com *)

  • Almezino & Antero (Os Dois Mineiros)
  • Ana Lucia & Luciana* (Irmãs Freitas)
  • Bandeirante & Bambuí* (Trio Copacabana)
  • Carapó & Cambay (Zé Rico)
  • Celina & Adriana (As Marcianas)
  • Cida Martins & Irene Lopes (Duo Ciriema)
  • Creone & Barrerito (Trio Parada Dura)
  • Edna & Dinah (Irmãs Barbosa)
  • Guilherme Dan & João Paulo (Os Dois Violeiros)
  • José & Maria (Duo Marisol)
  • Marcão & Ana Carol (Dupla MARiANNA)
  • Maria Castro & Lourdes Amaral* (Irmãs Castro)
  • Meire & Marilene* (Irmãs Galvão)
  • Miguel & Aninha (Duo Glacial)
  • Nilsen & Armando* (Duo Guarujá)
  • Nilton Campos & Camponesa (Duo Café com Leite)
  • Sandra & Valéria (As Mineirinhas)
  • Simone & Miriam* (As Pantaneiras)
  • Venâncio & Venancinho (Trio da Vitória)

A Lógica da Segunda Voz na Abordagem de Jack Lima: Uma Análise Conceitual e Prática

Resumo

Esta tese tem como objetivo analisar a lógica subjacente à definição e funcionamento da segunda voz, conforme proposta pelo professor Jack Lima. A partir de uma fundamentação teórica que enfatiza a dependência intrínseca da segunda voz em relação à melodia principal, esta investigação aborda os conceitos de finalização na fundamental da tonalidade e a estrutura de empilhamento hierárquico entre as vozes. Por meio de uma análise crítica e de exemplos práticos, discute-se como essa abordagem pode contribuir para uma compreensão mais aprofundada das relações harmônicas e melódicas na música tonal.

Introdução

A análise das estruturas vocais na música tonal demanda a consideração de diversas variáveis, dentre as quais a relação entre as vozes se destaca como elemento central. Na perspectiva do professor Jack Lima, a segunda voz não surge de forma independente, mas é inerente à melodia principal. Este trabalho explora essa lógica, examinando seus fundamentos teóricos e suas implicações na prática musical. Ao compreender que a segunda voz existe desde o princípio, em virtude de sua dependência da melodia principal — definida como a linha melódica que encerra suas frases na fundamental da tonalidade —, abre-se um caminho para reavaliar a maneira como se interpretam as relações entre as vozes em arranjos e composições.

Fundamentação Teórica

A Dependência da Segunda Voz

Segundo Jack Lima, a segunda voz não é um elemento que nasce no momento em que o segundeiro assume sua função. Ela já está presente na estrutura musical, uma vez que sua existência e identidade estão diretamente vinculadas à melodia principal. Essa perspectiva implica que a segunda voz é, essencialmente, um desdobramento da linha melódica principal, evidenciando uma relação de interdependência que molda a construção harmônica da peça.

Definição de Melodia Principal

Na abordagem de Jack Lima, a melodia principal é caracterizada por sua finalização na fundamental da tonalidade. Esse atributo não só a define como elemento central da composição, mas também a diferencia das demais vozes que assumem funções secundárias. Independentemente de ser classificada como primeira ou segunda voz, a melodia principal estabelece a base tonal e estrutural do arranjo.

A Lógica de Empilhamento

A lógica de empilhamento proposta por Jack Lima estabelece que a segunda voz é aquela que se encontra imediatamente abaixo da primeira voz. Em outras palavras, a relação entre as vozes se configura de maneira hierárquica: se a melodia principal ocupa a posição de primeira voz, a segunda voz se posiciona logo abaixo dela, e vice-versa. Essa proximidade imediata favorece a integração harmônica e a continuidade melódica, assegurando que a função secundária complemente a linha principal sem romper a coesão tonal.

Metodologia

A metodologia adotada nesta tese combina uma abordagem teórica com a análise prática de exemplos musicais. Inicialmente, realiza-se uma revisão da literatura relativa à teoria das vozes na música tonal, enfatizando estudos que abordam a hierarquia e a função das vozes em contextos harmônicos. Em seguida, são apresentados e analisados trechos musicais e arranjos que ilustram a aplicação prática dos conceitos defendidos por Jack Lima. Essa análise comparativa busca evidenciar como a segunda voz, enquanto elemento derivado da melodia principal, opera na construção e manutenção da integridade tonal das composições.

Análise e Discussão

A proposta do professor Jack Lima impõe uma reinterpretação dos processos de criação e execução das vozes musicais. Ao postular que a segunda voz é inerente à melodia principal, a abordagem rompe com a visão tradicional de que cada linha melódica surge de forma autônoma. Essa perspectiva enfatiza uma estrutura relacional, na qual a identidade de uma voz é definida não apenas por suas características internas, mas também pela sua posição em relação à linha melódica que a precede.

A lógica de empilhamento, ao definir que a segunda voz deve ser aquela imediatamente abaixo da primeira, favorece uma integração harmônica que se manifesta pela proximidade entre as vozes. Quando a melodia principal finaliza na fundamental da tonalidade, ela estabelece um ponto de repouso tonal que orienta a construção da segunda voz. Assim, a continuidade e o equilíbrio entre as vozes contribuem para a coesão estrutural da peça musical, reforçando a importância da hierarquia estabelecida pelo empilhamento.

Exemplos Práticos

A aplicação prática dos conceitos de Jack Lima pode ser ilustrada por meio de exemplos extraídos de parcerias musicais consagradas na música popular brasileira, particularmente no universo do sertanejo e da música caipira.

Quando a Segunda Voz é a Melodia Principal

  • Tião Carreiro & Pardinho: Nas composições de Tião Carreiro, a segunda voz é a melodia principal, enfatizando a lógica de que a linha melódica secundária, ao ser construída de forma a complementar e derivar da principal, assume papel central na narrativa musical.
  • Felipe & Falcão: Nas músicas de Felipe & Falcão, a segunda voz, representada por Falcão, destaca-se como a melodia principal, evidenciando a dependência desta voz em relação à linha melódica que a estrutura.
  • Goiano & Paranaense: Nos arranjos de Goiano & Paranaense, observa-se que a segunda voz detém a característica de ser a melodia principal, reforçando a ideia de empilhamento onde a voz imediatamente inferior à primeira assume a função de conduzir a melodia com autonomia e relevância.

Quando a Primeira Voz é a Melodia Principal

  • Chitãozinho & Xororó: Nas composições de Chitãozinho & Xororó, a primeira voz, com destaque para Xororó, configura a melodia principal, orientando a estrutura tonal e melódica da música.
  • João Paulo & Daniel: Na dupla João Paulo & Daniel, a melodia principal é atribuída à primeira voz, evidenciando a hierarquia onde a linha superior desempenha o papel central na condução harmônica.
  • Chrystian & Ralf: De forma similar, nas músicas de Chrystian & Ralf, a primeira voz, especialmente em interpretações de Chrystian, é reconhecida como a melodia principal, confirmando a lógica de que a posição hierárquica superior traz consigo a primazia melódica.

Esses exemplos demonstram que, dependendo do arranjo e da tradição interpretativa do duo, a melodia principal pode assumir diferentes posições hierárquicas. Ao integrar esses casos na análise teórica, reforça-se a ideia de que a lógica proposta por Jack Lima é flexível e capaz de explicar diversas configurações musicais, sempre enfatizando a interdependência e a relação estrutural entre as vozes.

Conclusão

A análise da lógica da segunda voz conforme apresentada por Jack Lima evidencia que a inter-relação entre as vozes é um elemento fundamental na construção da música tonal. Ao definir a segunda voz como um desdobramento da melodia principal e posicioná-la de forma imediata e hierarquicamente inferior à primeira voz, a abordagem ressalta a importância da continuidade tonal e do empilhamento melódico para a coesão harmônica. Essa perspectiva não só contribui para uma compreensão mais profunda dos processos composicionais, mas também propicia novas estratégias para a execução e interpretação musical.

Os exemplos práticos demonstram que, em contextos musicais distintos, a função da melodia principal pode ser atribuída tanto à primeira quanto à segunda voz, corroborando a ideia de que a hierarquia entre as vozes é definida pela estrutura relacional estabelecida na criação da melodia. Assim, a lógica da segunda voz, na visão de Jack Lima, representa uma ferramenta teórica poderosa que integra aspectos melódicos e harmônicos, estabelecendo parâmetros essenciais para a análise e a prática da música tonal.

Referências

  • SMDJackLima. "Segunda Voz no Brasil". Disponível em: smdjacklima.com.br/segundavoz.