A Lógica da Corda Real | TEDx Unicamp

A Lógica da Corda Real

Um sistema revolucionário de pensamento musical por Jack Lima

TEDx Unicamp • Dezembro 2015

Sobre a Palestra

Nesta palestra impactante do TEDx Unicamp, Jack Lima apresenta sua pesquisa de quase 30 anos sobre uma nova forma de percepção musical. O Sistema Musical Definitivo (SMD) propõe uma maneira revolucionária de entender e visualizar mentalmente a música, libertando músicos das influências tradicionais que, segundo o palestrante, limitam o potencial criativo.

Podcast: A Lógica da Corda Real

Ouça a gravação em áudio desta fascinante palestra:

TEDx Unicamp Participants

Conceitos Fundamentais

O Código Limatura

O Sistema Musical Definitivo (SMD) desenvolvido por Jack Lima propõe uma abordagem revolucionária para a compreensão musical, baseada na visualização mental das notas musicais em vez de depender apenas da visão e audição físicas.

No centro deste sistema está o código "Limatura", um sistema de notação que precede a partitura tradicional. Este código permite que o músico entenda completamente o que está fazendo, independentemente do instrumento, sem influências que possam limitar sua criatividade.

A Corda Real

Um conceito central do SMD é a "corda real" - uma sequência de 13 notas que contém 3.143 possibilidades melódicas. Jack Lima argumenta que, estudando profundamente uma única corda real, o músico pode desenvolver uma compreensão abrangente que se transfere para todas as outras cordas e instrumentos.

Esta abordagem mental permite a conversação musical em tempo real, liberando o músico das limitações da partitura tradicional e das influências culturais que restringem a criatividade.

Superando a "Influência Maligna"

Um aspecto central da filosofia de Jack Lima é o conceito de "influência maligna" - os padrões e hábitos aprendidos que limitam nossa capacidade criativa. Segundo ele, o aprendizado tradicional baseado na influência externa cria músicos que não conseguem se libertar dessas limitações.

O SMD propõe "programar a mente" através de software, permitindo que os músicos desenvolvam uma compreensão pura das relações musicais, tornando possível criar arranjos e improvisações que seriam impossíveis sob a influência da tradição.

Análise Científica

A abordagem de Jack Lima ao aprendizado musical incorpora vários princípios cognitivos e neurológicos importantes:

1. Visualização Mental e Neuroplasticidade

O conceito de "ver mentalmente" as notas musicais está alinhado com pesquisas sobre neuroplasticidade. Ao treinar o cérebro para processar informações musicais de maneira diferente, o método de Lima potencialmente cria novas conexões neurais que podem contornar padrões arraigados.

2. Codificação e Processamento Cognitivo

O sistema Limatura funciona como uma linguagem intermediária entre o conceito abstrato e a execução musical. Pesquisas em ciência cognitiva sugerem que tais sistemas de codificação podem facilitar o aprendizado ao criar representações mentais mais acessíveis.

3. Aprendizado Independente de Influência

A ênfase em evitar a "influência maligna" reflete conceitos de psicologia educacional sobre a importância de construir estruturas de conhecimento independentes. Este princípio é particularmente relevante na pedagogia musical, onde padrões aprendidos podem limitar a criatividade e a expressão.

4. Potencial Pedagógico para Diferentes Idades

O exemplo da menina de 9 anos identificando intervalos complexos sugere que o sistema pode ser eficaz para diferentes faixas etárias, alinhando-se com pesquisas sobre desenvolvimento cognitivo musical em crianças.

5. Limitações e Considerações

Apesar dos potenciais benefícios, a abordagem de Lima representa uma ruptura significativa com os métodos tradicionais de educação musical. Pesquisas adicionais seriam necessárias para validar completamente seus benefícios em comparação com abordagens convencionais e para determinar seu impacto a longo prazo no desenvolvimento musical.

Transcrição da Palestra

Quem vê? Aquele que entende. Quem entende? Aquele que sabe. Quem sabe? Aquele que estuda. Quem estuda? Aquele que quer se transformar. Transformar-se em quê? Em uma pessoa segura. Segura de quê? De que é ela quem conduz. Conduz o quê? Suas ideias. Ideias do quê? Do que é certo ou errado. O que é certo ou errado? Só sabe aquele que vê.

Esta é uma pesquisa de mais de 20 anos, quase 30, na qual, analisando a visão dos músicos, notei que o pessoal não via mentalmente, via com o olho (obviamente físico) e com o ouvido. Percebi que com o olho você consegue ver daqui para a frente, e com o ouvido, daqui para trás. Assim, o cérebro acaba ficando no meio do processo. Ou seja, você vê uma coisa, mas não entende.

Por exemplo, vocês estão vendo uma corda que parece única, mas há mais cordas. Por isso esse instrumento foi fabricado: para mostrar essa força da visão. Tudo isso começou muito cedo, como vocês podem ver pelo meu olhinho pensativo lá, já com aproximadamente dois aninhos de idade.

Assista a Palestra Completa

About the Talk

In this impactful TEDx Unicamp talk, Jack Lima presents his nearly 30-year research on a new form of musical perception. The Definitive Musical System (SMD) proposes a revolutionary way to understand and mentally visualize music, freeing musicians from traditional influences that, according to the speaker, limit creative potential.

Podcast: The Logic of the Real String

Listen to the audio recording of this fascinating lecture:

TEDx Unicamp Participants

Key Concepts

The Limatura Code

The Definitive Musical System (SMD) developed by Jack Lima proposes a revolutionary approach to musical understanding, based on mental visualization of musical notes rather than relying solely on physical sight and hearing.

At the core of this system is the "Limatura" code, a notation system that precedes traditional sheet music. This code allows the musician to fully understand what they are doing, regardless of the instrument, without influences that might limit their creativity.

The Real String

A central concept of the SMD is the "real string" - a sequence of 13 notes that contains 3,143 melodic possibilities. Jack Lima argues that by deeply studying a single real string, the musician can develop a comprehensive understanding that transfers to all other strings and instruments.

This mental approach allows for real-time musical conversation, freeing the musician from the limitations of traditional sheet music and cultural influences that restrict creativity.

Overcoming the "Malignant Influence"

A central aspect of Jack Lima's philosophy is the concept of "malignant influence" - the learned patterns and habits that limit our creative capacity. According to him, traditional learning based on external influence creates musicians who cannot free themselves from these limitations.

The SMD proposes "programming the mind" through software, allowing musicians to develop a pure understanding of musical relationships, making it possible to create arrangements and improvisations that would be impossible under the influence of tradition.

Scientific Analysis

Jack Lima's approach to musical learning incorporates several important cognitive and neurological principles:

1. Mental Visualization and Neuroplasticity

The concept of "mentally seeing" musical notes aligns with research on neuroplasticity. By training the brain to process musical information differently, Lima's method potentially creates new neural connections that can bypass ingrained patterns.

2. Encoding and Cognitive Processing

The Limatura system functions as an intermediate language between abstract concept and musical execution. Research in cognitive science suggests that such encoding systems can facilitate learning by creating more accessible mental representations.

3. Influence-Independent Learning

The emphasis on avoiding "malignant influence" reflects concepts from educational psychology about the importance of building independent knowledge structures. This principle is particularly relevant in music pedagogy, where learned patterns can limit creativity and expression.

4. Pedagogical Potential for Different Ages

The example of the 9-year-old girl identifying complex intervals suggests that the system can be effective for different age groups, aligning with research on musical cognitive development in children.

5. Limitations and Considerations

Despite the potential benefits, Lima's approach represents a significant departure from traditional methods of music education. Additional research would be needed to fully validate its benefits compared to conventional approaches and to determine its long-term impact on musical development.

Lecture Transcript

Who sees? The one who understands. Who understands? The one who knows. Who knows? The one who studies. Who studies? The one who wants to transform themselves. Transform into what? Into a confident person. Confident of what? That they are the one who conducts. Conducts what? Their ideas. Ideas of what? Of what is right or wrong. What is right or wrong? Only the one who sees knows.

This is a research of more than 20 years, almost 30, in which, analyzing the vision of musicians, I noticed that people didn't see mentally, they saw with the eye (obviously physical) and with the ear. I realized that with the eye you can see from here forward, and with the ear, from here backward. Thus, the brain ends up being in the middle of the process. That is, you see something, but you don't understand.

For example, you're seeing a string that seems unique, but there are more strings. That's why this instrument was manufactured: to show this power of vision. All this started very early, as you can see by my thoughtful little eye there, already at approximately two years of age.

Watch the Full Lecture