Quem tem Ouvido Musical Absoluto?

Todos que estudam de verdade e com afinco têm a capacidade de ouvir e discernir qualquer som ouvido, desde que haja contexto e conexão – a música é o idioma matriz.

Nenhum estudo desconexado, desses que existem, e muito, por aí nos cursos de percepção são válidos – incluindo cursos de idiomas –, pois a nossa mente só entende aquilo que já está muito bem formatado e dentro de um princípio lógico e racional – os leigos adoram falar ao contrário.

Quem já não ouviu falar de alguém que toca de ouvido? Pois é, ouço falar disso desde a minha mais tenra idade (já estou com quase 36). Obviamente, igualmente aos demais tópicos do: Estudo da Linguagem Musical, não poderia ser diferente, mergulhei fundo no estudo dessa frase “tocar de ouvido”.

Não precisamos ir tão longe para entendermos, em definitivo, o significado da frase “tocar de ouvido”, pois, se a música é uma linguagem, é óbvio que usamos o ouvido para receber a informação de fora (outra fonte, pessoa, som, etc) e encaminhá-la para dentro de nosso intelecto. Ninguém nasce falando um idioma qualquer. Ao nascer, somos influenciados pelo idioma nativo, daí, com o passar do tempo, recebemos conhecimento da tal influência. Isso que dizer que antes de nascermos, ouvimos tudo ao nosso redor (exceto quem nasce surdo), pois a audição é o primeiro sentido apurado.

Continue lendo diretamente da fonte desse artigo, na revista Ritmo Melodia

Gostaria de testar o software mais cobiçado pelos músicos e estudiosos em geral?

Experimente!!!

 

Prof. Jack Lima

Autor do livro Dicionário de Ritmo e do Sistema Musical Definitivo. "Jack Lima é um multi-instrumentista e educador musical brasileiro dos mais inventivos de que se tem notícia. Sua sede por levar o ensino a um patamar superior resultou no Sistema Musical Definitivo e em dois dicionários – um de intervalo e outro de ritmo." Revista Bass Player

Website: http://www.smdjacklima.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *